TURMA 2024 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE2024

Estudo: acupuntura pode ajudar na epicondilite lateral 

A epicondilite lateral, ou cotovelo do tenista, é uma inflamação no cotovelo. Não é preciso praticar tênis para desenvolver a condição, mas o movimento específico de acertar uma bola com a raquete de tênis infelizmente é uma forma efetiva para isto. Existem muitos tipos diferentes de tratamento para o cotovelo do tenista, incluindo medicações anti-inflamatórias, fisioterapia, ultrassom, injeções de plasma rico em plaquetas, e injeções de esteroide. 

 

Assim como para a acupuntura, uma revisão de múltiplos estudos publicada no British Journal of Sports Medicine tentou responder a sua pergunta. Um dos estudos observou alivio significativo da dor com a acupuntura, em comparação ao placebo.

 

De modo geral, houve uma redução de 55,8% na dor no grupo tratado com acupuntura, e de 15% no grupo placebo. Outro estudo, porém, mostrou a melhora imediata dos sintomas com a acupuntura decorridas 2 semanas, porém nenhuma diferença foi observada após 2 meses, em comparação com o placebo.

 

Por fim, um estudo comparando a acupuntura à terapia com ultrassom para o cotovelo do tenista não encontrou diferença entre os dois tratamentos. De modo geral, os autores concluíram que a acupuntura era útil para o cotovelo do tenista, mas proporcionava uma resposta que não era sustentada e que durou apenas 2-8 semanas.

 

Um estudo conduzido em 2015 combinou resultados de seis estudos distintos. Dois estudos compararam a acupuntura real com a acupuntura simulada, a qual envolveu a colocação da agulha fora dos pontos de acupuntura tradicionais, aleatoriamente. Os autores encontraram benefício associado à acupuntura padrão, em comparação com a acupuntura simulada. Em adição, houve estudos que conflitaram quanto à acupuntura com estimulação elétrica ser ou não benéfica.

 

Outra revisão, de 2002, mostrou que a acupuntura para cotovelo do tenista produziu benefício imediato, porém os autores não conseguiram determinar a ocorrência de nenhum benefício a longo prazo.

 

Hoje, temos que reconhecer que usamos a acupuntura para tratar o cotovelo do tenista há 12 anos e observamos que o tratamento tem sido benéfico para a maioria dos pacientes. Trato estes pacientes com acupontos não tradicionais na inserção do tendão e uso estimulação elétrica. Também adiciono os pontos de acupuntura tradicionais. É difícil para mim avaliar quanto benefício é devido à acupuntura, quanto se deve à fisioterapia e quanto é apenas consequência do tempo. Os estudos parecem mostrar alívio da dor, mas sinto que a acupuntura deve ser combinada à fisioterapia. O ponto de partida é: a acupuntura é uma das muitas terapias que pode aliviar a dor do cotovelo do tenista.

+ posts

Médico Fisiatra e Acupunturista, com Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Médico Coordenador e Colaborador do CEIMEC.

+ posts

Médico especialista em Acupuntura, formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. Fundador e Coordenador do CEIMEC. Doutorado em Ciências pela USP. Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 23 de MARÇO de 2024- MATRICULE-SE HOJE