TURMA 2024 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE2024

A acupuntura diminui em quase 50% a incidência de cefaleia tensional  

A acupuntura é um tratamento efetivo para a cefaleia tensional, cortando quase pela metade a incidência da condição, segundo um estudo publicado esta semana no bmj.com.

Os pesquisadores afirmam ainda que um curso mínimo de acupuntura funciona quase tão bem quanto a terapia chinesa tradicional.

Em um estudo controlado randomizado—o padrão ouro dos estudos clínicos—pesquisadores alemães dividiram em três grupos 270 pacientes que apresentavam cefaleia tensional em graus similares de gravidade. Ao longo de um período de 8 semanas, um grupo foi tratado com acupuntura tradicional, um grupo recebeu tratamento de acupuntura mínimo (agulhas inseridas apenas superficialmente na pele e fora dos acupontos), e um grupo não recebeu nenhum tratamento (grupo ‘controle’).

As participantes que receberam acupuntura tradicional relataram que a incidência das cefaleias caiu quase pela metade—7 dias a menos com cefaleia durante as 4 semanas que se seguiram ao tratamento. As participantes que receberam acupuntura mínima tiveram 6,6 dias a menos com cefaleia. Por outro lado, no grupo controle, as participantes tiveram apenas 1,5 dias a menos com cefaleia—uma diminuição de apenas 1/10. A incidência de cefaleia continuou melhorando meses após o tratamento de acupuntura, embora tenha começado a aumentar novamente com o passar do tempo.

As mulheres incluídas no grupo ‘não tratado’ receberam subsequentemente o tratamento de acupuntura por 8 semanas, após o término do período do estudo. E estas pacientes também melhoraram significativamente após receberem o tratamento, ainda que não tanto quanto aquelas tratadas com acupuntura desde o início. Dentre as 195 pacientes incluídas nos grupos tratados com acupuntura, 37 relataram alguns efeitos colaterais—o mais comum dos quais foram tontura, outros tipos de cefaleia e contusão.

Para os autores, esta diferença tão pequena de resultados entre os tratamentos de acupuntura tradicional e mínimo parece indicar que a localização dos pontos de acupuntura e outros aspectos da acupuntura chinesa tradicional não produz diferença significativa na cefaleia tensional.

Os tratamentos de acupuntura às vezes estão associados a fortes efeitos placebo, alertam os autores. Entretanto, estes achados mostram que, para indivíduos que sofrem de cefaleia tensional, a acupuntura produz melhoras tão satisfatórias quanto aquelas produzidas pelos tratamentos já aceitos.

+ posts

Médico especialista em Acupuntura, formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. Fundador e Coordenador do CEIMEC. Doutorado em Ciências pela USP. Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 23 de MARÇO de 2024- MATRICULE-SE HOJE