TURMA 2023 - PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO MARÇO-2023

Perguntas frequentes sobre Acupuntura (FAQ)

O que é acupuntura?

A Acupuntura é um antigo método terapêutico de saúde chinês, que visa prevenir e curar doenças e condições específicas por meio da aplicação de agulhas muito finas e sólidas em pontos específicos do corpo.


Quais são os benefícios da acupuntura?

Diminuição de dores e melhora no bem-estar físico e emocional, por meio do estímulo de vários sistemas corporais.

A acupuntura também promove melhora do sono e da função digestiva, além de impulsionar seu humor.


acupuntura medica sao paulo21


Como a acupuntura atua?

A acupuntura estimula a habilidade do corpo de resistir ou superar doenças e condições por meio da correção de desequilíbrios, induzindo o corpo a produzir substâncias químicas que diminuem ou eliminam sensações dolorosas.

Sustenta-se que o músculo estimulado e os neurônios sensoriais enviam uma mensagem para o sistema nervoso central (cérebro e medula espinal), causando a liberação de endorfinas (analgésicos naturalmente produzidos) e outros neurotransmissores, ajudando a bloquear a transmissão da mensagem de dor ao cérebro.


O que acontece durante o tratamento de acupuntura?

O primeiro passo para o início do tratamento com a acupuntura é a realização de uma análise da condição do paciente. O acupunturista examinará em você as áreas reativas, para determinar os pontos a serem usados. 

Feito isso, a técnica começará a ser aplicada utilizando-se de agulhas de acupuntura são estéreis, pré-embaladas, descartáveis e têm a espessura de um fio de cabelo. As agulhas serão inseridas a várias profundidades, desde uma fração de centímetro a até 5 cm. 

Após a inserção e estimulação das agulhas, espera-se até 20 minutos para removê-las.

Em uma série terapêutica, o médico acupunturista usará diferentes combinações de pontos e diferentes técnicas de colocação de agulha. Estas combinações ajudarão a estimular novas fontes de cura, à medida que a resposta do paciente ao tratamento for sendo observada.

Quais condições são tratadas com acupuntura?

Doenças como: dores crônicas, como dores de cabeças e enxaquecas, cólicas menstruais e lombalgia, dor cervical e mialgia, osteoartrite, dor facial, cólon espástico e condições de tensão repetitiva são tratadas com a acupuntura.

A acupuntura também pode melhorar o funcionamento do sistema imune (o sistema de defesa do corpo contra doenças). 

No entanto, para algumas enfermidades, como o câncer, a acupuntura deve ser combinada a outros tratamentos, visando tratamento sintomático como náuseas e enjoos.

A Organização Mundial da Saúde reconhece o uso da acupuntura no tratamento de uma ampla gama de patologias, como: 

  • Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, cólon espástico, constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável.
  • Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma.
  • Distúrbios neurológicos e musculares: cefaleias, tiques faciais, dor cervical, enxaqueca, ombro congelado (capsulite adesiva), cotovelo do tenista (epicondilite lateral), várias formas de tendinite, lombalgia, ciática, osteoartrite.
  • Problemas urinários, menstruais e reprodutivos.

A acupuntura pode também ser útil para a resolução de problemas físicos relacionados com tensão, estresse e condições emocionais.


Qual é a sensação produzida pela acupuntura?

Sensação de peso, entorpecimento, alfinetada ou dor leve após a inserção das agulhas.


Como me sentirei depois da acupuntura?

Dependendo do tipo de tratamento que você recebeu, poderá se sentir bastante relaxado e calmo ou se sentirá revitalizado e mais tranquilo. É possível também ter a sensação de descanso após o tratamento e, ocasionalmente, os sintomas podem exacerbar por um breve período antes de estabilizarem. 

Em geral, os efeitos do tratamento serão mais evidentes no dia seguinte.


A acupuntura é segura?

Sim.

Para a aplicação da técnica medidas de segurança e higiene são adotadas como: utilização de agulhas descartáveis e estéreis.


Com qual frequência devo receber o tratamento de acupuntura?

O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como da resposta de cada um à acupuntura.

Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em imediato alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento. Seu médico discutirá com você quantos tratamentos deverá receber e com qual frequência.


A acupuntura tem efeitos colaterais?

Em regra não. Um dos motivos pelos quais a acupuntura foi tão bem aceita no Ocidente pode ter a ver com sua baixa incidência de efeitos colaterais.   


A acupuntura dói?

Cada pessoa experimenta a sensação da colocação das agulhas de modo diferente.

As agulhas de acupuntura são raramente descritas como dolorosas, podendo ser rapidamente ajustadas se o paciente experimentar uma sensação dolorosa. 

Quando uma sensação desagradável é experimentada, esta costuma ser comparada a uma picada de mosquito e logo desaparece, mas, frequentemente, as pessoas descrevem a sensação como aquecimento, peso, entorpecimento ou formigamento.


Quanto tempo demora para ver os resultados da acupuntura?

A velocidade com que os resultados são vistos depende do tipo de condição sendo tratada e da resposta do indivíduo aos tratamentos. Às vezes, é possível obter alívio imediato após 1 ou 2 tratamentos. Em outros casos, pode demorar 1- 2 dias para ocorrer a resposta ao tratamento, ou ainda podem ser necessárias várias sessões de tratamento para começar a notar os resultados. 

Uma vez percebida a melhora e tão logo as metas de saúde de equilíbrio energético sejam finalmente alcançadas, isto se mantém por um tempo, sem necessidade de medicações prescritas.


Qual é a frequência do tratamento?

O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como da resposta de cada um à acupuntura. Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em alívio da dor. 

Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento. Seu médico discutirá com você quantos tratamentos deverá receber e com qual frequência.

A acupuntura também é uma modalidade de medicina preventiva. Muitas pessoas que alcançaram a saúde ideal procuram o acupunturista apenas 2-4 vezes por ano para promover energia, saúde e vitalidade, bem como para ajudar a prevenir doenças.


A acupuntura funciona?

Sim.

Numerosos estudos sobre acupuntura apontam resultados amplamente positivos em casos que vão desde o alívio da dor, alívio do estresse até a infertilidade.  



acupuntura medica sao paulo12


A acupuntura é segura para crianças?

Sim, a acupuntura é muito segura para crianças e é bem mais segura para seus corpos ainda em desenvolvimento do que os fármacos prescritos.

É importante que a criança consiga sentar e relaxar adequadamente, para que o tratamento possa ser efetivo. Medidas preventivas e métodos especiais são adotados no tratamento de crianças muito pequenas, que ainda não conseguem permanecer sentadas por muito tempo. Pelo menos um dos pais sempre deve acompanhar a criança durante o tratamento.


O que é eletroacupuntura?

A eletroacupuntura é bastante similar à acupuntura tradicional, pois, os mesmos pontos são estimulados durante o tratamento.

A técnica, no entanto, é utilizada a partir de eletrodos minúsculos presos às agulhas que, por sua vez, também são presas a um dispositivo gerador de pulsos elétricos contínuos que entram no músculo e no acuponto. 

Geralmente a eletroacupuntura é usada em casos de paralisia e dor musculoesquelética, efetiva também no tratamento do vômito moderado pós-quimioterapia.

É indolor e não é desconfortável. A eletroacupuntura usa pares de agulhas de cada vez, de modo que os impulsos possam passar de uma agulha a outra e entre os dois acupontos. Vários pares de agulhas podem ser estimulados em simultâneo.


O que é ventosaterapia?

A Ventosaterapia é uma antiga técnica médica usada com mais frequência para a dor musculoesquelética, como a dor de coluna. 

Neste tratamento, pequenos copos redondos são aquecidos e então colocados sobre uma área específica. Conforme os copos esfriam, uma sucção via sendo produzida e puxa um pouco da pele para dentro do copo. A sucção dos copos mobiliza fluxo sanguíneo que, por sua vez, promove a cura de uma ampla gama de enfermidades.

Não há sangramento e é possível que você sinta uma sensação semelhante a de estar sendo massageado. Você poderá sofrer contusões, apresentar vermelhidão e/ou hematomas sobre a área afetada, os quais chegam a durar 3-5 dias.


A acupuntura é segura durante a gravidez?

Sim. Converse com seu médico obstetra sobre a possibilidade do uso da acupuntura como tratamento complementar.

Na gestação, existem restrições quanto a diversos medicamentos. A acupuntura pode ser utilizada como tratamento complementar de fadiga, náuseas e mal-estar, constipação, cefaléias e enxaquecas.

Conforme a gestação avança, é comum dores musculoesqueléticas no quadril e na região lombar.

No terceiro trimestre, a acupuntura pode ser utilizada para auxílio na versão do bebê sentado para a posição cefálica, visando facilitar o parto normal.


Em qual profundidade as agulhas são inseridas?

As agulhas usualmente podem ser inseridas a profundidades que vão de 0,15 cm até 7,0 cm.

No entanto, é importante destacar que a profundidade da inserção depende da natureza da sua condição, da localização dos pontos que deverão receber agulha, da sua idade, tamanho e constituição geral. 


A acupuntura interfere em outros tratamentos?

A acupuntura pode ser um auxílio ao seu tratamento tradicional, podendo ser uma excelente aliada nas terapias destinadas ao tratamento de alergias, asma, insônia, síndrome do intestino irritável, infertilidade e outras condições. A acupuntura com frequência também pode auxiliar a fisioterapia e o trabalho quiroprático.

Alguns pacientes submetidos à quimioterapia também usam a acupuntura para ajudar a amenizar os efeitos colaterais do tratamento quimioterápico.


Infografico sobre Acupuntura
+ posts

Médico Fisiatra e Acupunturista, com Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Médico Coordenador e Colaborador do CEIMEC.

+ posts

Médico especialista em Acupuntura, formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. Fundador e Coordenador do CEIMEC. Doutorado em Ciências pela USP. Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em MARÇO de 2023 – INSCREVA-SE COM DESCONTO