PRÉ-MATRÍCULA - Curso de Especialização em Acupuntura Médica CEIMEC - Início ABRIL 2022

Perguntas frequentes sobre Acupuntura (FAQ)

O que é acupuntura?

A Acupuntura é um antigo método terapêutico de saúde chinês, que visa prevenir e curar doenças e condições específicas por meio da aplicação de agulhas muito finas e sólidas em pontos específicos do corpo.

 

Quais são os benefícios da acupuntura?

Diminuição de dores e melhora no bem-estar físico e emocional, por meio do estímulo de vários sistemas corporais.

A acupuntura também promove melhora do sono e da função digestiva, além de impulsionar seu humor.

 

Como a acupuntura atua?

A acupuntura estimula a habilidade do corpo de resistir ou superar doenças e condições por meio da correção de desequilíbrios, induzindo o corpo a produzir substâncias químicas que diminuem ou eliminam sensações dolorosas.

Sustenta-se que o músculo estimulado e os neurônios sensoriais enviam uma mensagem para o sistema nervoso central (cérebro e medula espinal), causando a liberação de endorfinas (analgésicos naturalmente produzidos) e outros neurotransmissores, ajudando a bloquear a transmissão da mensagem de dor ao cérebro.

 

O que acontece durante o tratamento de acupuntura?

O primeiro passo para o início do tratamento com a acupuntura é a realização de uma análise da condição do paciente. O acupunturista examinará em você as áreas reativas, para determinar os pontos a serem usados. 

Feito isso, a técnica começará a ser aplicada utilizando-se de agulhas de acupuntura são estéreis, pré-embaladas, descartáveis e têm a espessura de um fio de cabelo. As agulhas serão inseridas a várias profundidades, desde uma fração de centímetro a até 5 cm. 

Após a inserção e estimulação das agulhas, espera-se até 20 minutos para removê-las.

Em uma série terapêutica, o médico acupunturista usará diferentes combinações de pontos e diferentes técnicas de colocação de agulha. Estas combinações ajudarão a estimular novas fontes de cura, à medida que a resposta do paciente ao tratamento for sendo observada.

 

Quais condições são tratadas com acupuntura?

Doenças como: dores crônicas, como dores de cabeças e enxaquecas, cólicas menstruais e lombalgia, dor cervical e mialgia, osteoartrite, dor facial, cólon espástico e condições de tensão repetitiva são tratadas com a acupuntura.

A acupuntura também pode melhorar o funcionamento do sistema imune (o sistema de defesa do corpo contra doenças). 

No entanto, para algumas enfermidades, como o câncer, a acupuntura deve ser combinada a outros tratamentos, visando tratamento sintomático como náuseas e enjôos.

A Organização Mundial da Saúde reconhece o uso da acupuntura no tratamento de uma ampla gama de patologias, como: 

  • Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, cólon espástico, constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável.
  • Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma.
  • Distúrbios neurológicos e musculares: cefaleias, tiques faciais, dor cervical, enxaqueca, ombro congelado (capsulite adesiva), cotovelo do tenista (epicondilite lateral), várias formas de tendinite, lombalgia, ciática, osteoartrite.
  • Problemas urinários, menstruais e reprodutivos.

A acupuntura pode também ser útil para a resolução de problemas físicos relacionados com tensão, estresse e condições emocionais.

 

Qual é a sensação produzida pela acupuntura?

Sensação de peso, entorpecimento, alfinetada ou dor leve após a inserção das agulhas.

 

Como me sentirei depois da acupuntura?

Dependendo do tipo de tratamento que você recebeu, poderá se sentir bastante relaxado e calmo ou se sentirá revitalizado e mais tranquilo. É possível também ter a sensação de descanso após o tratamento e, ocasionalmente, os sintomas podem exacerbar por um breve período antes de estabilizarem. 

Em geral, os efeitos do tratamento serão mais evidentes no dia seguinte.

 

A acupuntura é segura?

Sim.

Para a aplicação da técnica medidas de segurança e higiene são adotadas como: utilização de agulhas descartáveis e estéreis.

 

Com qual frequência devo receber o tratamento de acupuntura?

O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como da resposta de cada um à acupuntura.

Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em imediato alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento. Seu médico discutirá com você quantos tratamentos deverá receber e com qual frequência.

 

A acupuntura tem efeitos colaterais?

Em regra não. Um dos motivos pelos quais a acupuntura foi tão bem aceita no Ocidente pode ter a ver com sua baixa incidência de efeitos colaterais.   

 

A acupuntura dói?

Cada pessoa experimenta a sensação da colocação das agulhas de modo diferente.

As agulhas de acupuntura raramente são descritas como dolorosas, podendo ser rapidamente ajustadas se o paciente experimentar uma sensação dolorosa. 

Quando uma sensação desagradável é experimentada, esta costuma ser comparada a uma picada de mosquito e logo desaparece, mas, frequentemente, as pessoas descrevem a sensação como aquecimento, peso, entorpecimento ou formigamento.

 

Quanto tempo demora para ver os resultados da acupuntura?

A velocidade com que os resultados são vistos depende do tipo de condição sendo tratada e da resposta do indivíduo aos tratamentos. Às vezes, é possível obter alívio imediato após 1 ou 2 tratamentos. Em outros casos, pode demorar 1- 2 dias para que ocorra a resposta ao tratamento, ou ainda podem ser necessárias várias sessões de tratamento para começar a notar os resultados. 

Uma vez percebida a melhora e tão logo as metas de saúde de equilíbrio energético finalmente sejam alcançadas, isto se mantém por um tempo, sem necessidade de medicações prescritas.

 

Qual é a frequência do tratamento?

O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como da resposta de cada um à acupuntura. Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em alívio da dor. 

Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento. Seu médico discutirá com você quantos tratamentos deverá receber e com qual frequência.

A acupuntura também é uma modalidade de medicina preventiva. Muitas pessoas que alcançaram a saúde ideal procuram o acupunturista apenas 2-4 vezes por ano para promover energia, saúde e vitalidade, bem como para ajudar a prevenir doenças.

 

A acupuntura funciona?

Sim. Numerosos estudos sobre acupuntura apontam resultados amplamente positivos em casos que vão desde o alívio da dor, alívio do estresse até a infertilidade.  

 

A acupuntura é segura para crianças?

Sim, a acupuntura é muito segura para crianças e é bem mais segura para seus corpos ainda em desenvolvimento do que os fármacos prescritos.

É importante que a criança consiga sentar e relaxar adequadamente, para que o tratamento possa ser efetivo. Medidas preventivas e métodos especiais são adotados no tratamento de crianças muito pequenas, que ainda não conseguem permanecer sentadas por muito tempo. Pelo menos um dos pais sempre deve acompanhar a criança durante o tratamento.

 

O que é eletroacupuntura?

A eletroacupuntura é bastante similar à acupuntura tradicional, pois, os mesmos pontos são estimulados durante o tratamento.

A técnica, no entanto, é utilizada a partir de eletrodos minúsculos que são presos às agulhas que, por sua vez, também são presas a um dispositivo gerador de pulsos elétricos contínuos que entram no músculo e no acuponto. 

Geralmente a eletroacupuntura é usada em casos de paralisia e dor musculoesquelética, sendo efetiva também no tratamento do vômito moderado pós-quimioterapia.

É indolor e não é desconfortável. A eletroacupuntura usa pares de agulhas de cada vez, de modo que os impulsos possam passar de uma agulha a outra e entre os dois acupontos. Vários pares de agulhas podem ser estimulados em simultâneo.

 

O que é ventosaterapia?

A Ventosaterapia é uma antiga técnica médica usada com mais frequência para a dor musculoesquelética, como a dor de coluna. 

Neste tratamento, pequenos copos redondos são aquecidos e então colocados sobre uma área específica. Conforme os copos esfriam, uma sucção via sendo produzida e puxa um pouco da pele para dentro do copo. A sucção dos copos mobiliza fluxo sanguíneo que, por sua vez, promove a cura de uma ampla gama de enfermidades.

Não há sangramento e é possível que você sinta uma sensação semelhante a de estar sendo massageado. Você poderá sofrer contusões, apresentar vermelhidão e/ou hematomas sobre a área afetada, os quais chegam a durar 3-5 dias.

 

A acupuntura é segura durante a gravidez?

Sim. Converse com seu médico obstetra sobre a possibilidade do uso da acupuntura como tratamento complementar.

Na gestação, existem restrições quanto a diversos medicamentos. A acupuntura pode ser utilizada como tratamento complementar de fadiga, náuseas e mal-estar, constipação, cefaléias e enxaquecas.

Conforme a gestação avança, é comum dores musculoesqueléticas no quadril e na região lombar.

No terceiro trimestre, a acupuntura pode ser utilizada para auxílio na versão do bebê sentado para a posição cefálica, visando facilitar o parto normal.

 

Em qual profundidade as agulhas são inseridas?

As agulhas usualmente podem ser inseridas a profundidades que vão de 0,15 cm até 7,0 cm.

No entanto, é importante destacar que a profundidade da inserção depende da natureza da sua condição, da localização dos pontos que deverão receber agulha, da sua idade, tamanho e constituição geral. 

 

A acupuntura interfere em outros tratamentos?

A acupuntura pode ser um auxílio ao seu tratamento tradicional, podendo ser uma excelente aliada nas terapias destinadas ao tratamento de alergias, asma, insônia, síndrome do intestino irritável, infertilidade e outras condições. A acupuntura com frequência também pode auxiliar a fisioterapia e o trabalho quiroprático.

Alguns pacientes submetidos à quimioterapia também usam a acupuntura para ajudar a amenizar os efeitos colaterais do tratamento quimioterápico.

 

 

Infografico sobre Acupuntura

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em ABRIL de 2022 – PRÉ-MATRÍCULA ABERTA