TURMA 2024 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE2024

Jogadores da NBA usam acupuntura para aliviar a dor, maximizar performance

A acupuntura é uma forma de medicina alternativa em que agulhas finas são inseridas na pele para estimular certas partes do corpo. A prática data de cerca de 100 aC e é prevalente na medicina tradicional chinesa. A acupuntura é usada para muitas condições, mas seu uso mais conhecido é no alívio da dor, relaxamento muscular e diminuição do inchaço.

Fonte: Hoopshype

Tradução: Equipe CEIMEC


Algumas franquias da NBA têm usado a acupuntura há décadas, e muitos jogadores que experimentaram o tratamento (ou o dry-needling) o defendem fortemente.

Jogadores aposentados, como Kobe Bryant, Shaquille O’Neal, Steve Nash, Jason Kidd, Charles Barkley, Yao Ming, Grant Hill, Jeff Hornacek e Kevin Johnson, entre outros usavam a acupuntura repetidamente nos dias de jogo, para melhorar a recuperação.

Shaq experimentou a acupuntura pela primeira vez em 2002, quando seu hálux começou a doer antes do tempo de prorrogação e ele determinou que faria tudo que pudesse para liderar o Los Angeles Lakers rumo ao terceiro campeonato seguido. Posteriormente, ele usaria a acupuntura para outras dores, incluindo um problema no jarrete. Quando seu jarrete começou a doer, ele disse a um repórter, “Passarei por algumas sessões de acupuntura e me livrarei disto. Sempre fui conhecedor de medicina antiga.”

Em 2008, Yao voltou para a China após ter se submetido a uma cirurgia para reparo de uma fratura por estresse no pé esquerdo, enquanto estava nos Estados Unidos. Durante a viagem de volta para casa, ele consultou os melhores especialistas e decidiu acrescentar a acupuntura ao seu plano de tratamento. alguns médicos argumentaram que isto provavelmente seria inútil para o centro 7-foot-6, porém ele também tinha a determinação de que isto não o machucaria. Quaisquer alívio ou resultado alcançado por Yao com as sessões seria benéfico, desde que ele também desse continuidade ao processo de reabilitação tradicional.

É assim que muitos treinadores se sentem em relação à acupuntura. Embora algumas pessoas possam questionar a ciência por trás disto, o consenso geral é que o procedimento realmente não pode machucar os jogadores que desejam experimentá-lo aliado ao tratamento tradicional.

Vários jogadores relataram suas experiências com a acupuntura e o dry-needling (inativação de pontos gatilho), e a maioria somente alcançou coisas boas para contar após os tratamentos.

acupuntura

“A primeira vez que passei pela acupuntura, era parte da minha recuperação, depois que rompi o tendão de Aquiles [em 2012],” contou ao HoopsHype o cinco vezes All-Star e campeão de 2004 Chauncey Billups. “A pessoa que procurei para a minha reabilitação sugeriu que a acupuntura seria boa e auxiliaria um pouco com o inchaço e coisas do tipo. Experimentei e realmente funcionou muito bem. Melhorou o inchaço e eliminou um pouco da dor, então acabou se tornando algo que faço semanalmente para mim, durante algum tempo. Eu não amo agulhas, mas a situação chegou num ponto em que eu passei a gostar delas, ‘Droga, só quero ficar melhor’. Foi isto que me impulsionou a fazer acupuntura e funcionou bem. Não mentirei, foi muito legal.”

“Provavelmente, eu estava em meu segundo ou terceiro ano na, quando comecei a usar a acupuntura,” disse o então veterano há 11 anos Jared Jeffries. “Ouvi pessoas conversando sobre isso e o quanto a acupuntura as ajudou, então experimentei. Era para o meu joelho, e eu tinha ouvido dizer que ajudaria certos músculos localizados ao redor do joelho a relaxarem. Procurei um acupunturista quando estava em Washington, e gostei. Estava procurando um modo alternativo de aliviar a dor e soltar os músculos, e isso funcionou.”

O arremessador da defesa do Minnesota Timberwolves, Jamal Crawford, tem 37 anos de idade, mas você jamais diria isso se o visse jogar. No ano passado, aquele que pela terceira vez foi o Sixth Man of the Year participou de cada um dos jogos do Los Angeles Clippers (temporada regular e pós-temporada). Crawford disse ao HoopsHype que ele começou a usar a acupuntura há algum tempo e continua contando com esse tratamento até hoje. Com sua consistência e longevidade, o veterano há 18 anos poderia ser o garoto propaganda da acupuntura. No entanto, é interessante salientar que Crawford também resfria seu corpo após cada jogo, mantém as bebidas alcoólicas longe, não fuma (afirma que nunca se quer experimentou) e tenta evitar partidas de alto contato na quadra. A acupuntura é apenas uma parte do regime bem-sucedido de Crawford.

Durante os jogos decisivos, o atacante do Golden State Warriors, Draymond Green, usa acupuntura, ventosaterapia, moxibustão e outras formas de medicina alternativa para intensificar a circulação, soltar os músculos e aliviar a dor. (Veja adiante o tratamento de Green.)

acupuntura nba

Quando lhes perguntaram se a acupuntura dói, Billups e Jeffries deram explicações semelhantes e enfatizaram que o alívio excede significativamente qualquer dor que o tratamento venha a produzir. “Não é tão ruim assim”, disse Billups. “Não é tão doloroso assim. Às vezes, você sente isso mais do que as outras pessoas, dependendo do lugar da aplicação ou, talvez, de profundidade em que a agulha é inserida. Entretanto, nunca é realmente doloroso. Não é algo que me deixe apreensivo, como ‘Puxa, hoje, tenho que ir na acupuntura.’ Não é assim”. “Você sente uma pequena ferroada, mas não é como se estivessem picando com a agulha; eles apenas a golpeiam de leve”, explicou Jeffries. “Depois que a agulha penetra, realmente não machuca. De modo geral, não diria que machuca e sim que provoca apenas um ligeiro desconforto.”

“Cada jogador deve tentar encontrar uma forma de medicina alternativa que possa ajuda-lo”, diz ele. “Você tem que se criativo, porque joga um número muito grande de partidas. É uma longa temporada.”

Billups também diria aos atuais jogadores do NBA para experimentarem isso. “Eu recomendaria”, disse Billups. “A única razão que me leva a recomendar isto é porque tem funcionado para mim. Não é porque li ou ouvi algo a respeito disso, mas porque vi isso funcionar. Ajudou-me na recuperação do meu Aquiles, por isso eu definitivamente a recomendo.”

Myles Turner não experimentou acupuntura, mas experimentou o dry-needling (agulhamento seco) que é similar. O agulhamento seco é relativamente novo, mas também envolve a inserção de agulhas finas para aliviar a dor. “Quando entrei para a liga, eu sofria de tendonite e meus joelhos estavam me aborrecendo muito”, contou Turner ao HoopsHype. “Detesto agulhas, por isso jamais me meti com este tipo de coisa. Mas eu fui basicamente forçado a experimentar. Um dia, meu treinador fez isso e começou a aplicar o agulhamento seco no meu quadríceps. Meu joelho quase instantaneamente melhorou, tornando-se muito mais solto. Agora, toda vez que sinto meu joelho enrijecer, recorro a essa técnica e vejo os benefícios imediatamente.”

“Eles cutucam e estimulam o músculo com a agulha e, para mim, uma sessão típica seria a aplicação de 6 ou 7 agulhas. As agulhas são colocadas uma de cada vez, e demoraria cerca de 5 minutos, no máximo. Muitos dos meus colegas de equipe veteranos também fazem isso. Na última temporada, CJ [Miles] passou por algumas sessões, assim como o Monta [Ellis]. E os dois foram exatamente os que precisaram de atenção extra em certas áreas musculares.”

A defesa atual do G League, Xavier Silas, que já jogou no Philadelphia 76ers e no Washington Wizards, confia no agulhamento seco. “O dry-needling salvou a minha vida – algumas vezes”, admite Silas. “Basicamente, assim como um massagista irá massagear um nó até dispersa-lo, eles irão espetar uma agulha e movê-la no caminho certo para dispersar o nó. Então, em vez de passar uma hora recebendo massagem para tecidos profundos, você pode fazer o dry-needling e, passados alguns minutos, irá se sentir melhor, porque o nó irá se dispersar imediatamente. Demora apenas um minuto, em vez de 90 minutos, por isso o tempo economizado foi o que me convenceu.  É demais! Posteriormente,  passei a sempre me sentir solto, como se tivesse recebido uma ótima massagem. Até o presente, isso continua me ajudando muito. Eu moro em Denver e aqui conto com uma pessoa que faz isso. O Northern Arizona Suns, a minha equipe G League, contam com uma senhora que faz isso. Amo o dry-needling!”

Silas experimentou quase tudo para cuidar do corpo, desde dry-needling ao cupping, da crioterapia aos tanques de privação sensorial, até as dietas personalizadas. “Quando você leva a sua profissão a sério, dá uma chance a qualquer coisa possa ajudar você a continuar no topo no jogo”, explicou Silas. “Nossos corpos são tão importantes para fazermos o que fazemos que a maioria de nós acaba experimentando estes tratamentos se estes puderem nos fazer sentir melhor. Todo dia, causamos avarias em nossos corpos, então se houver alguma coisa que nos ajude a sentirmos soltos ou que minimize nossas dores, iremos experimentar isso. Mesmo quando participei da última temporada do BIG3, aqueles jogadores – muitos dos quais mais velhos e antigos All-Stars – ainda faziam acupuntura, experimentavam crioterapia e recebiam massagens para manter o corpo em seu melhor estado. Todos os veteranos me disseram, ‘Você tem que começar fazendo tudo isso antes de se tornar um veterano. Não espere para ter necessidade de fazer isso, porque aí será tarde demais. Em vez disso, tente ser precavido quanto a isto.’ É o que sempre tenho tentado fazer.”

O pai de Xavier, James Silas, jogou no ABA e no NBA, e ele também me deu um incentivo parecido. James era adequado para San Antonio Spurs e para o Cleveland Cavaliers, e o Spurs até aposentou sua camisa no 13. James costuma dizer a Xavier para aproveitar cada novidade avançada e recurso disponível, se isto ajuda-lo a se sentir melhor. “Meu pai vê tudo isso e diz ‘Caramba, queria que tivéssemos isso no tempo em que jogava!’” disse Silas. “Às vezes, ele ainda enfatiza, ‘Bem, conseguimos sem isso!’ Muitos caras daquela época são assim. Cresci em volta de George Gervin e passei muito tempo com ele. Ouvia-o dizer ‘Droga, queria que essas coisas tivessem estado disponíveis para nós.’ Aquilo em que ele e meu pai mais insistem é que devo aproveitar todas essas coisas. Eles teriam amado ter tido isso e não querem que eu deixe por menos.”

Vale a pena notar que todos os jogadores que experimentaram acupuntura ou dry-needling observaram os resultados. Alguns jogadores experimentaram e concluíram que isso não é para eles. Por exemplo, o armador do Brooklyn Nets, Jeremy Lin, e o ala-armador do Philadelphia 76ers, JJ Redick, disseram ao HoopsHype que não continuaram o tratamento porque não estavam convencidos de sua eficácia. “Fiz algumas sessões de dry-needling”, diz Redick, “mas foi indiferente para mim.” E Lin disse, “Raramente uso. Provavelmente, não sou o mais indicado para falar a respeito.”

Sacramento Kings, defesa do Garrett Temple, e o atacante do 76ers, Trevor Booker, tiveram experiências similares. Ambos foram incentivados a experimentar acupuntura quando jogavam para o Washington Wizards, uma vez que alguns membros da equipe de treino eram grandes defensores desse tratamento. Booker disse que a maioria dos jogadores do Washington fez uma tentativa, chamando o tratamento de “uma coisa da equipe”. De fato, Silas estava no time de 2013-14 do Wizards e disse que foi aí que ele se encantou pelo dry-needling. Entretanto, Temple e Booker não viram resultados e abandonaram as sessões quando saíram do Washington. “Experimentei, apenas com meu treinador no Wizards”, disse, “Havia uma pessoa que vinha antes dos jogos e fazia as sessões [de acupuntura] em D.C. Honestamente, fiz isso apenas algumas vezes e realmente não teve nenhum efeito em mim.” Booker disse, “Experimentei o tratamento na época em que joguei no Wizards, mas realmente não posso dizer se me ajudou ou não. Eles espetavam cerca de 10 agulhas em mim e eu não podia sentar por uns 10 minutos. Eles tinham uma técnica chamada ‘cercar o dragão’, que consistia em colocar as agulhas ao redor da área machucada e, então, colocar uma agulha no lobo da orelha.”

O coach da Western Conference disse ter notado que hoje há mais jogadores usando acupuntura e dry-needling do que no passado. “É algo que pegou nos últimos anos”, disse o coach. “A cada ano, você ouve sobre algo novo surgindo no circuito da recuperação. Por exemplo, lembro que Stephon Marbury praticou ballet durante um verão e, então, parecia que todo mundo estava dizendo ‘Nossa! Ballet é a onda do momento! Irá ajudar seu corpo a desenvolver, pois não é treino de basquete nem algo tão difícil, e te faz ficar flexível!’ Então, a próxima modalidade que você aprende é a ioga. Uma tonelada de jogadores prática ioga. Agora, tenho visto mais jogadores que aderiram à acupuntura e ao dry-needling. Alguns integrantes da sua lista agora têm ido à acupuntura. Conversei com eles sobre isso e eles disseram que se sentem muito melhor após passarem um curso estável de acupuntura. Conheço algumas pessoas que irão jurar isso.”

Dito isto, o coach  salienta que os jogadores que estão usando a acupuntura tipicamente fazem outras coisas para garantir que seus corpos estejam sempre sadios, como massagens, alimentar-se de forma correta, resfriar o corpo em uma banheira com água fria após os treinos intensos ou fazer crioterapia. “É impossível para mim dizer quantas pessoas entram na prática e, depois, voltam imediatamente para os jogos no Xbox,” disse o coach. “Sempre digo aos rapazes para passarem mais tempo cuidando do corpo e que o Call of Duty pode esperar. Infelizmente, porém, muitos jovens somente percebem isso quando já é tarde demais. É sempre ótimo ver um jovem jogador ouvir o que um veterano tem a dizer e implementar alguma destas práticas logo no início, antes que fazer isso se torne absolutamente necessário, mas isto não acontece com a frequência que deveria.  É uma pena. Sempre que um jogador dedica tempo e dinheiro ao seu corpo, à recuperação, está fazendo um investimento inteligente. A forma que uso para explicar isso aos nossos jogadores é a seguinte: se você tivesse uma máquina de imprimir dinheiro, obviamente cuidaria muito bem dela, a equiparia com os melhores componentes, cuidaria da manutenção regularmente e faria tudo que pudesse para garantir que a máquina funcionasse e estivesse em excelente condição, certo? Bem, os jogadores têm uma maquina de imprimir dinheiro que é o seu corpo. Então, eles precisam colocar as coisas certas no corpo, alimentar-se com sabedoria, fazer check-ups – mesmo que aparentemente nada esteja errado – para manter e tratar o próprio corpo como tratariam aquela máquina. Aqueles que fazem isso, que conhecem seu corpo e aquilo que ele precisa para ter um desempenho de alto nível, são os verdadeiros profissionais.”

+ posts

Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa (CEIMEC)

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 23 de MARÇO de 2024- MATRICULE-SE HOJE