TURMA 2024 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE2024

Eletroacupuntura favorece a expressão dos receptores de potencial transitório vanilóide tipo 1

Eletroacupuntura favorece a expressão dos receptores de potencial transitório vanilóide tipo 1
Rafael Vercelino
FONTE: http://www.dol.inf.br/Html/Edicao/Alerta8.asp

O receptor de potencial transitório vanilóide tipo 1 (TRPV1) é um canal de cálcio não seletivo que pode ser ativado, por exemplo, pela capsaicina. A ativação endógena do TRPV1 em humanos se dá pela anandamida (um neurotransmissor canabinóide), altas temperaturas (acima de 42º) e prótons (pH abaixo de 5,9). Sugere-se que o TRPV1 é uma molécula-chave integradora de vários estímulos nociceptivos e que a ativação desses neurônios sensoriais por capsaicina produz sensações de dor ou irritação, ativando reflexos protetores e respostas autonômicas. A expressão de TRPV1 tem sido mostrada em nervos sensoriais cutâneos, mastócitos e células epiteliais. Esses achados sugerem que esses receptores apresentam papel importante na função epitelial e condução sensorial.

Devido à ausência de comprovação científica da existência dos canais de acupuntura, é de interesse conhecer quais os mecanismos da acupuntura nas diversas condições dolorosas e outras desordens funcionais. Pesquisadores da Califórnia investigaram se o TRPV1 apresenta ativação durante a eletro estimulação percutânea (eletroacupuntura) em comparação a um não-acuponto, localizado ao longo do canal de acupuntura e outro ponto controle, fora do canal. Todos os experimentos foram realizados em ratos. Os achados desse estudo mostraram que há uma maior expressão de TRPV1 no acuponto B40 em comparação ao ponto controle, e a eletroestimulação leva uma regulação positiva de TRPV1 nesse acuponto. Experimentos de imunohistoquímica dupla de TRPV1 e sintase neuronal do óxido nítrico (nNOS) revelaram co-localização em fibras nervosas subepidérmicas e em células dérmicas do tecido conjuntivo de ratos. Houve um aumento da expressão destas proteínas nos animais submetidos à eletroestimulação.

Assim, os pesquisadores concluíram que a maior expressão de TRPV1 nas fibras nervosas subepidérmicas e sua regulação, após a estimulação por eletroacupuntura, pode desempenhar um papel fundamental na mediação da transdução de sinais de eletroacupuntura para o sistema nervoso central, e sua expressão nas células subepidérmicas do tecido conjuntivo pode desempenhar um papel na condução do efeito local da eletroacupuntura.


REFERÊNCIAS
Journal of Chemical Neuroanatomy 41 (2011) 129–136

+ posts

Médico especialista em Acupuntura, formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. Fundador e Coordenador do CEIMEC. Doutorado em Ciências pela USP. Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 23 de MARÇO de 2024- MATRICULE-SE HOJE