TURMA 2024 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE2024

Acupuntura na OMS: Posicionamento da Organização Mundial da Saúde

De acordo com a OMS a acupuntura é um método de tratamento complementar. O termo significa literalmente punção com uma agulha. Na prática, o método consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo visando a promoção de efeitos terapêuticos. 

Entenda melhor o posicionamento da Organização Mundial da Saúde sobre o tratamento e ainda quando é recomendado.

A OMS recomenda a acupuntura?

A acupuntura tem uma longa história, sendo utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa a mais de 5 mil anos. Contudo, por muito tempo foi considerada curanderismo, sofrendo grande preconceito, em especial na Europa e nas Américas. 

Com o passar dos anos os efeitos da acupuntura foram chamando a atenção. Assim, mediante a sua popularização, a OMS viu a necessidade de desenvolver uma linguagem de comunicação comum para ensino, pesquisa, prática clínica e intercâmbio de informações.

Então, em 1989 convocou um grupo científico que aprovou uma nomenclatura internacional padrão, hoje amplamente disseminada e aplicada. 

Logo depois, em 1991, foi realizada a 44ª Assembleia Mundial de Saúde, onde recomendou aos países membros medidas para regulamentação e controle da acupuntura.

Atualmente, na apresentação da Política Nacional sobre Práticas Integrativas, o governo brasileiro destaca a recomendação da OMS quanto a aplicação da acupuntura.

Além disso, diversos materiais foram produzidos pela própria organização a respeito da eficácia, da segurança, dos métodos e da capacitação de profissionais para atuar com a acupuntura. Também já foram feitas diversas pesquisas e avaliações a respeito dos resultados do tratamento. 

Mecanismos de Ação da Acupuntura

Os mecanismos da acupuntura ainda não estão satisfatoriamente explicados de acordo com a visão ocidental. Diversas são as teorias que tentam explicar os seus efeitos, esses sim, comprovados em diversas pesquisas. 

A acupuntura chama atenção por ser capaz de reduzir a dor e prevenir e tratar doenças através do equilíbrio das energias circulantes no corpo. A OMS lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada.

A técnica se baseia na existência de acupontos, que ficam distribuídos em todo o corpo por doze linhas imaginárias chamadas meridianos que formam pares simétricos nas faces dorsal e ventral. Esses locais, quando estimulados, promovem diversos benefícios à saúde. 

Para saber mais sobre os mecanismos de ação da acupuntura, leia também: Acupuntura: como funciona e qual o seu papel no sistema cerebral.


acupuntura



Quando a acupuntura é indicada?

Após 25 anos de pesquisas, a Organização Mundial da Saúde publicou o documento:  Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, expondo o resultado do tratamento para 41 doenças. 

O documento analisou ainda a eficácia da acupuntura, de técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu/tuina e acupressura (pressão digital nos pontos), em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde, incluindo distúrbios orgânicos, desordens mentais e psicossomáticas. 

De acordo com a OMS, a acupuntura é indicada para os seguintes casos: 

Dor

Os efeitos analgésicos da acupuntura já foram comprovados por diversos estudos, sendo a técnica recomendada para o tratamento de dores agudas e crônicas. Veja algumas das indicações: 

  • Cabeça e no pescoço
  • Dor musculoesquelética
  • GOTA
  • Cólica Renal
  • Traumatismo 
  • Pós-operatória
  • Dor de dente



Infecções

A acupuntura também tem se mostrado eficaz no tratamento de diversos tipos de infecções, sendo uma ótima forma de complementar a terapia convencional, com a vantagem de não provocar efeitos colaterais. 

Distúrbios neurológicos

Dores de cabeça, neuralgias, dentre outras condições relacionadas ao sistema nervoso podem se beneficiar da acupuntura. Também há indicação para casos de acidente vascular cerebral e suas sequelas. 

Desordens respiratórias 

A acupuntura é útil como terapia complementar em casos de doenças respiratórias como alergias, rinites e asma.

 

Problemas digestivos

A dor no estômago é um sintoma comum a diversos problemas digestivos, como úlceras, gastrite aguda ou crônica e espasmos gástricos.

Também já estão comprovados os seus benefícios a respeito do controle de náuseas e vômitos e ainda sobre quadros de diarreia ou prisão de ventre. 

Desordens do sangue

Por trabalhar o equilíbrio do corpo, a técnica também pode contribuir para o tratamento de desordens do sangue. Em alguns estudos controlados, a acupuntura mostrou mais eficácia do que o uso de algumas medicações. 

Distúrbios que afetam o sistema urinário 

Casos de retenção urinária sem obstrução orgânica podem ser tratados com acupuntura, inclusive, o tratamento é muito recomendado para o pós-parto, promovendo a micção imediatamente após a sessão.

Também é indicada para casos de cólica renal e para estimular a eliminação de pequenos cálculos renais. 

 

Condições ginecológicas 

São diversas também as aplicações da acupuntura em condições ginecológicas: dismenorreia, cólica menstrual, TPM, infertilidade, ovário policístico, além de diversos benefícios no controle dos sintomas da gestação. 

Desordens cardiológicas

Já foi demonstrado através de pesquisas que a aplicação da técnica pode ser benéfica ao tratamento da hipertensão, da doença coronariana, dor no peito e do infarto do miocárdio. 

Doenças psiquiátricas

Os efeitos da acupuntura sobre a depressão, a ansiedade dentre outros distúrbios relacionados à saúde mental já foram comprovados. O tratamento também é indicado para dependentes químicos e tabagistas. 

Problemas de pele

Embora existam ainda poucos estudos de controle sobre os benefícios da acupuntura para a saúde dermatológica, encontra-se com facilidade relatos de casos bem sucedidos, que apontam a técnica como uma boa alternativa terapêutica para controle de sintomas como coceira, vermelhidão, dentre outros. 

Câncer

Além de contribuir para o alívio das dores, em casos de câncer o tratamento também ajuda no controle dos efeitos colaterais da radioterapia e da quimioterapia. Em geral, é uma excelente forma de proteger a qualidade de vida dos doentes. 



O CEIMEC – Centro de Estudos Integrados de Medicina Chinesa – foi fundado em 1989 e hoje é referência nacional no Ensino e Prática da Acupuntura Médica no Brasil.



+ posts

Médico Fisiatra e Acupunturista, com Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Médico Coordenador e Colaborador do CEIMEC.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 23 de MARÇO de 2024- MATRICULE-SE HOJE