CREMESP traz Acupuntura como destaque da revista Ser Médico

A nova edição da revista Ser Médico, publicação oficial do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) trouxe a Acupuntura Médica como matéria de capa e destaque na edição de outubro de 2019.

A publicação, enviada para todos os médicos do estado de São Paulo, abordou diversos aspectos da acupuntura.

A edição contou com a participação de diversos médicos especialistas em acupuntura, dentre eles alguns dos professores e monitores do CEIMEC (Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa), instituto de ensino de acupuntura médica há mais de 30 anos.

O coordenador do CEIMEC, Prof. Dr. Hong Jin Pai, abordou a história da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa, sua evolução desde o início há milênios na China e como ela foi sendo implementada no Ocidente.

A Dra. Eliane Aboud, colaboradora e monitora do CEIMEC abordou a questão da integralidade e interdisciplinaridade entre a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Ocidental, destacando sua formação em acupuntura, expectativas com a formação em acupuntura médica, além de destacar como as duas abordagens podem se integrar para o tratamento de um mesmo paciente, com benefícios para sua qualidade de vida.

O Dr. Ricardo Bassetto, médico especialista em acupuntura e professor do CEIMEC, abordou novas perspectivas da acupuntura vistas pela ciência médica atual.

Já o Dr. Marcus Pai, colaborador e professor do CEIMEC, abordou novas evidências científicas da acupuntura contemporânea, tanto em pesquisas básicas (com modelos animais), como em ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas (como feitas pelo Instituto Cochrane, e também outras revisões publicadas em revistas de alto impacto como a JAMA), além de abordar novas linhas de pesquisa em acupuntura por meio de pesquisas com eletroneuromiografia, ressonância magnética funcional e termografia.

Por fim, a revista contou com a colaboração de membros do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo e também integrantes do Cômite de Acupuntura do CREMESP, tais como os doutores André Tsai, Luciano Curuci e Luiz Carlos Sampaio, que abordaram o uso da acupuntura em diversas especialidades médicas, como a psiquiatria, ortopedia e ginecologia e obstetrícia.

O PDF da revista pode ser visto no site do CREMESP.

 


Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em ABRIL de 2021 – INSCRIÇÕES ABERTAS