Curso de Revisão Preparatório para o Exame TEAC 2021 - INÍCIO EM JUNHO DE 2021

Acupuntura: um tratamento para dores de cabeça em crianças.

Sentir dores de cabeça é um tanto quanto desagradável, promove o estresse e desconforto nas pessoas.

No entanto, a intensidade e frequência das dores podem revelar doenças ou distúrbios físicos e psicológicos. 

No caso da enxaqueca, acredita-se que uma concentração anormal de neurotransmissores leva a mensagem de dor ao cérebro, mas sem um motivo físico concreto, por isso, o diagnóstico, em alguns casos pode ser difícil e muitas vezes impreciso. 

Nas crianças, as dores de cabeça e enxaquecas podem atrapalhar o rendimento escolar e o lazer dos “baixinhos”.

Identificar a enxaqueca na vida de uma criança encurta o caminho para conseguir um controle e até mesmo, em uma visão otimista, a cura desta doença que pode desencadear problemas no aprendizado e convívio social. 

Mas neste post você verá como a acupuntura pode auxiliar no tratamento desta doença nos “pequeninos”, promovendo a redução das dores e até mesmo a cura, em alguns casos. 

A enxaqueca em crianças

A enxaqueca aflige mais de 30 milhões de brasileiros, dentre eles crianças. Os números apontam que  entre as crianças de 6 anos 4% entre os pacientes atendidos reclamam dores de cabeças intensas. 

Por ser o diagnóstico difícil, os sintomas em crianças, na maioria das vezes, são revelados no período escolar, e por isso, a família deve ficar atenta a qualquer anormalidade na frequência e intensidade das dores.

E por que o diagnóstico é difícil? Para os médicos, a enxaqueca não está ligada a um único problema, e ainda, não possui cura. É um mal com o qual é preciso aprender a conviver.

Sintomas da enxaqueca

A enxaqueca, tanto em crianças quanto em adultos, se manifestam de modos bem semelhante. Por isso, listamos alguns deles para que você possa identificar.

  • Dor latejante, que começa em um dos lados da cabeça
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Hipersensibilidade à luz e aos sons
  • Formigamento nos braços e pernas. 
  • Aparecimento de estrelinhas ou limitação do campo de visão 

Ainda, fatores como alimentares, alérgicos, ansiedade e tensão emocional e funcionam como agente desencadeador da enxaqueca, e por isso, a família tem papel de extrema importância na prevenção, identificação do problema e tratamento. 

As crises podem durar até 72 horas e podem variar de intensidade em alguns pacientes.

É importante destacar que, não existem exames que detectem a enxaqueca e os médicos costumam diagnosticá-la a partir da exclusão de outras doenças.

O tratamento com a acupuntura em casos de enxaqueca e dores de cabeça em crianças.

Para a pediatra e acupunturista Célia Faelli, além da história familiar de enxaqueca que está presente em até 72% das crianças afetadas, algumas comorbidades como epilepsia, síndrome do intestino irritável, labirintopatia, depressão, transtorno bipolar, transtorno do pânico, fobia social podem estar relacionadas com a enxaqueca. 

A acupuntura é uma excelente técnica de tratamento para dores de cabeça e enxaquecas em crianças, uma vez que, não gera nos pequenos efeitos colaterais e, na maioria das vezes, é um procedimento indolor.

No tratamento com a acupuntura, são utilizadas agulhas que têm a função de estimular a produção e liberação de substâncias que atuam no sistema nervoso central. 

Com efeito anti-inflamatório e relaxante muscular, a eficácia da acupuntura é em torno de 80%, sendo, por isso, um tratamento adequado para as enxaquecas e dores de cabeça.

Freqüentemente os relatos dos pacientes confirmam que a ocorrência de crises diminuem muito ou até desaparecem por um longo período do tempo. 

De acordo com a pediatra Marialda Hofling de Pádua Dias, responsável pelo Departamento de Acupuntura do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, a acupuntura pode controlar as crises de enxaqueca e até mesmo eliminá-las. Segundo ela, “Há oito anos tive um paciente de 11 anos que sofria com crises de enxaqueca que chegavam aos limites da escala de dor. Essa história me surpreende porque ele nunca mais teve problemas”.

Diferentes técnicas de acupuntura para o tratamento de enxaquecas

As técnicas de acupuntura para tratamento da enxaqueca ou outras doenças incluem a auriculoterapia com sementes, uma alternativa para aquelas crianças que têm grande temor de agulha.

Dispensar um pouco de tempo para explicar o que a criança vai sentir e que tem a possibilidade de se retirar a agulha, caso o desconforto seja muito grande, deixa a criança mais receptiva para o tratamento.

Geralmente, em crianças pequenas, as agulhas são inseridas, manipuladas e imediatamente retiradas. Já nas que têm mais idade, podem ser retidas por mais tempo. Com paciência, e uma boa técnica de inserção, a acupuntura é viável em crianças.

É recomendável, no entanto que, a criança que tenha dores de cabeça mais de uma vez por mês seja avaliada por um pediatra e, se necessário, que seja encaminhada ao neuropediatra. 

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em ABRIL de 2021 – INSCRIÇÕES ABERTAS