acupuntura dor tratamento
Curso de Especialização em Acupuntura Médica 2017
Janeiro 10, 2017
acupuntura dor abdominal hong jin ai
Estudo: acupuntura auricular e emagrecimento
junho 7, 2017

Perguntas frequentes sobre Acupuntura (FAQ)

acupuntura paralisia facial

O que é acupuntura?

Acupuntura é um antigo método terapêutico de saúde chinês, com origem na Medicina Tradicional Chinesa.

Seu objetivo é prevenir e curar doenças e condições específicas por meio da aplicação de agulhas muito finas e sólidas em pontos específicos do corpo.

 

 

acupuntura ceimec marcus yu bin pai

 

 

Como a acupuntura atua?

A acupuntura estimula a habilidade do corpo de resistir ou superar doenças e condições por meio da correção de desequilíbrios. A acupuntura também induz o corpo a produzir substâncias químicas que diminuem ou eliminam sensações dolorosas.

No corpo, existem centenas de pontos de acupuntura (chamados acupontos) ao longo de 14 meridianos ( ou canais condutores de energia) principais. Os antigos médicos chineses adotaram o termo “Qi” para descrever a energia que circula através dos meridianos. Segundo a crença, a doença é causada pela interrupção do Qi, levando ao desequilíbrio energético. A acupuntura pode corrigir esta interrupção da energia.

Existem muitas teorias sobre como a acupuntura realmente atua. Quando os pontos de acupuntura são estimulados, isto produz uma dor entorpecente ou outras sensações na musculatura.

Uma teoria sustenta que o músculo estimulado e os neurônios sensoriais enviam uma mensagem para o sistema nervoso central (cérebro e medula espinal), causando a liberação de endorfinas (analgésicos naturalmente produzidos) e outros neurotransmissores (compostos químicos que modificam os impulsos nervosos). Isto ajuda a bloquear a transmissão da mensagem de dor ao cérebro, entre outros efeitos regulatórios.

Outros especialistas acreditam que a acupuntura atua enviando sinais através da fascia. Fascia é uma fina bainha que circunda todos os músculos do corpo. Para alguns acupunturistas, os meridianos representam cadeias miofasciais—isto ajuda a explicar porque a estimulação de um acuponto na região inferior da perna pode afetar o dorso ou outras áreas.

É interessante notar que, segundo pesquisas, os pontos de acupuntura tem menor resistividade elétrica do que as áreas circundantes. No sentido prático, o sistema meridiano fornece um mapa energético navegável do corpo que permite aos acupunturistas localizar e tratar muitas condições.

 

 

 

O que acontece durante o tratamento de acupuntura?

Após uma discussão sobre a sua condição, o acupunturista examinará em você as áreas reativas, para determinar os pontos a serem usados. As agulhas de acupuntura são estéreis, pré-embaladas, descartáveis e têm a espessura de um fio de cabelo.

As agulhas são inseridas a várias profundidades, desde uma fração de centímetro a até 5 cm. O paciente deve usar roupas confortáveis (um avental é fornecido), porque será necessário se despir parcialmente para receber as aplicações de acupuntura.

É recomendável fazer uma higiene adequada, sem contudo se perfumar demais, porque muitos pacientes têm sensibilidade a certos compostos químicos. Após a inserção e estimulação das agulhas, espera-se até 20 minutos para removê-las.

Em uma série terapêutica, o médico acupunturista usará diferentes combinações de pontos e diferentes técnicas de colocação de agulha. Estas combinações ajudarão a estimular novas fontes de cura, à medida que a resposta do paciente ao tratamento for sendo observada.

 

 

acupuntura lombar marcus yu bin pai

 

 

Quais condições são tratadas com acupuntura?

Embora a acupuntura seja um tratamento que “não cura tudo”, é bastante efetiva para tratar diversas doenças e condições. ”

A acupuntura é mais efetiva no tratamento da dor crônica, como cefaleias, cólicas menstruais e lombalgia, dor cervical e mialgia. Também pode ser usada no tratamento da osteoartrite, dor facial, cólon espástico e condições de tensão repetitiva.

A acupuntura também pode melhorar o funcionamento do sistema imune (o sistema de defesa do corpo contra doenças). Para algumas enfermidades, como o câncer, a acupuntura deve ser combinada a outros tratamentos, visando tratamento sintomático como náuseas e enjôos.

 

Qual é a sensação produzida pela acupuntura?

Você poderá sentir uma leve picada no momento em que a agulha é inserida, mas é bem menos intensa do que a picada que você  sente ao tomar injeção, porque as agulhas da acupuntura são bem mais finas.

É possível que surja uma sensação de peso, entorpecimento, alfinetada ou dor leve após a inserção das agulhas.

 

 

 

A acupuntura é segura?

Sim. Quando a acupuntura é realizada usando agulhas descartáveis, sob condições estéreis, é bastante improvável que haja qualquer tipo de complicação.

Uma das vantagens da acupuntura é a incidência substancialmente menor de efeitos colaterais, em comparação ao observado com muitos outros fármacos ou procedimentos médicos aceitos para as mesmas condições.

 

 

 

Com qual frequência devo receber o tratamento de acupuntura?

O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como da resposta de cada um à acupuntura. Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento. Seu médico discutirá com você quantos tratamentos deverá receber e com qual frequência.

 

 

 

acupuntura paralisia facial

 

 

A acupuntura tem efeitos colaterais?

Um dos motivos pelos quais a acupuntura foi tão bem aceita no Ocidente pode ter a ver com sua baixa incidência de efeitos colaterais. “Para um procedimento médico, é praticamente impossível conseguir algo que seja mais benéfico”, afirma James Dowden, administrador executivo da American Academy of Medical Acupuncture.

“A pior coisa que pode acontecer é você não conseguir melhorar”. Em seu marco referencial, o 1997 Consensus Statement on Acupuncture, o NIH (National Institutes of Health) relatou, “Uma das vantagens da acupuntura é que a incidência de efeitos adversos é substancialmente menor do que para muitos fármacos ou outros procedimentos médicos aceitos usados para as mesmas condições”. (Acupuncture. NIH Consens Statement 1997 Nov 3-5; 15 (5): 9.)

Em 2001, o British Medical Journal (vol. 323, no.7311) publicou os resultados de dois estudos amplos que mostravam que os benefícios da acupuntura superavam significativamente os efeitos adversos do tratamento. As poucas queixas pós-tratamento eram menos relevantes e mais breves, variando de arranhões a dores causadas pelas agulhas com duração inferior a uma semana, sem nenhum efeito colateral grave observado.

 

 

Em um editorial complementar, o periódico  concluiu que as complicações da acupuntura são “notavelmente raras e transientes” [variam de 0,1 a 0,7%], especialmente quando comparadas à taxa de incidência de reações farmacológicas adversas ou de erros de prescrição em medicina primária, estimada em 0,5-0,6%.

 

 

 

A acupuntura dói?

Cada pessoa experimenta a sensação da colocação das agulhas de modo diferente.

As agulhas de acupuntura raramente são descritas como dolorosas, podendo ser rapidamente ajustadas se o paciente experimentar uma sensação dolorosa. Quando uma sensação desagradável é experimentada, esta costuma ser comparada a uma picada de mosquito e logo desaparece.

Mais frequentemente, as pessoas descrevem a sensação como aquecimento, peso, entorpecimento ou formigamento.

 

 

 

Qual é a frequência do tratamento?

Isto depende do que está errado e de quanto tempo você tem. O esquema de tratamento geral é semanal, a menos que o problema seja a dor relacionada, quando então a frequência passa a ser 2 vezes por semana. A acupuntura pode ser iniciada imediatamente, mas às vezes demora 3-4 sessões para que os efeitos sejam plenamente percebidos.

 

acupuntura manguito rotador marcus yu bin pai

A acupuntura funciona?

Sim.

Numerosos estudos sobre acupuntura demonstram resultados amplamente positivos em casos que vão desde o alívio da dor, alívio do estresse até a infertilidade. Isto nos levou à necessidade de criar um website dedicado ao assunto. Para exemplificar, mais recentemente, uma ampla revisão sistemática constatou que pacientes com dor conseguiram alívio com o uso da acupuntura em mais de 50% dos casos, em comparação aos 40% vistos com a simulação de acupuntura (colocação de agulhas ao acaso) e aos 30% conseguidos com placebo.

 

 

 

A acupuntura é segura para crianças?

Sim, a acupuntura é muito segura para crianças e é bem mais segura para seus corpos ainda em desenvolvimento do que os fármacos prescritos.

É importante que a criança consiga sentar e relaxar adequadamente, para que o tratamento possa ser efetivo. Medidas preventivas e métodos especiais são adotados no tratamento de crianças muito pequenas, que ainda não conseguem permanecer sentadas por muito tempo. Pelo menos um dos pais sempre deve acompanhar a criança durante o tratamento.

 

 

 

De quantas sessões de tratamento eu preciso?

A duração, o número e a frequência dos tratamentos varia de pessoa para pessoa, dependendo das condições subjacentes que estão sendo tratadas, da sua idade e estado de saúde, e de como você responde aos tratamentos de acupuntura. A acupuntura ajuda os sistemas do corpo a fazerem as alterações sozinhos e de maneira natural, e isto tanto pode ser um processo lento como uma resposta rápida.

Em geral, as enfermidades crônicas ou graves podem requerer vários tratamentos no decorrer de um longo período, enquanto os problemas agudos, como os entorses, podem necessitar de um número menor de tratamentos.

Uma resposta positiva aos tratamentos de acupuntura geralmente é observada após a 1ª a 6ª sessão. Após alcançar a resposta ótima, você pode agendar suas consultas a intervalos maiores. No início, é comum que os tratamentos sejam agendados com uma frequência de 1-2 vezes por semana, a fim de obter a resposta ótima, e depois passem a ocorrer semanalmente. O seu acupunturista trabalhará com você para ajuda-lo a alcançar a sua meta, prescrevendo fitoterápicos chineses, exercícios, modificações na dieta ou pontos de pressão para usar em casa.

A acupuntura também é uma modalidade de medicina preventiva. Muitas pessoas que alcançaram a saúde ideal procuram o acupunturista apenas 2-4 vezes por ano para promover energia, saúde e vitalidade, bem como para ajudar a prevenir doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *