TURMA 2024 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE2024

Estudo: acupuntura auricular e emagrecimento

A acupuntura na orelha pode ajudar a eliminar alguns quilos, segundo um pequeno estudo publicado online na Acupuncture in Medicine.

Os achados sugerem que usar a estimulação contínua de cinco pontos de acupuntura pode ser melhor para a diminuição da gordura abdominal (a saliência na região mediana do corpo) do que a estimulação de um único ponto.

A terapia de acupuntura auricular se baseia no conhecimento de que a orelha externa representa todas as partes do corpo. foi usada pela primeira vez na França, em 1956, pelo Dr. Paul Nogier, que percebeu que dor na coluna dorsal de uma paciente foi curada depois de ela ter sofrido uma queimadura na orelha. Desde então, a abordagem tem sido usada para tratar o vício em drogas e ajudar as pessoas a abandonar o tabagismo e a perder peso.

Pesquisadores coreanos compararam a acupuntura usando cinco pontos na orelha externa—shen-men; baço, estômago, apetite e endócrino—e a acupuntura usando apenas um ponto (apetite) com o tratamento simulado de 91 adultos com sobrepeso (IMC ≥23). Foi solicitado aos participantes que consumissem uma dieta restritiva (mas não para perder peso) e não praticassem nenhum exercício extra durante o período de 8 semanas do tratamento.

O tratamento usando os cinco pontos foi aplicado em 31 indivíduos e envolveu a inserção das agulhas de acupuntura a uma profundidade de 2 mm na orelha externa. As agulhas então foram mantidas no lugar com fita cirúrgica, durante 1 semana. Depois desse período, o mesmo tratamento foi aplicado a outra orelha e o processo foi repetido no decorrer das 8 semanas. Outros 30 indivíduos passaram pelo mesmo processo, porém usando apenas o ponto do apetite. Em adição, 30 indivíduos foram submetidos ao tratamento simulado—empregando o mesmo processo e escalas temporais, porém com a remoção das agulhas realizada imediatamente após a inserção.

Todos os participantes foram pesados e medidos no início e ao término do tratamento, bem como em 4 semanas de tratamento, incluindo IMC, circunferência da cintura, massa gorda corporal, % de gordura corporal e pressão arterial, para avaliar o possível impacto da acupuntura. Houve a desistência de 24 participantes antes do final do período de 8 semanas, sendo que 15 dos desistentes pertenciam ao grupo do tratamento simulado.

Segundo os autores, isto sugeriu que, talvez, estas pessoas tenham tido mais dificuldade para controlar o desejo de comer e lidar com a dieta. Por outro lado, entre aqueles que chegaram ao final do período do estudo, foram observadas diferenças significativas após 4 semanas, com os grupos de tratamento ativo mostrando reduções de 6,1% (tratamento com cinco pontos) e 5,7% (tratamento com um ponto) no IMC, em comparação ao observado no grupo do tratamento simulado, em que não houve diminuição do IMC.

 

 

O peso corporal também diferiu significativamente após 4 semanas, em ambos os grupos de tratamento ativo, em comparação com o grupo de tratamento simulado.

 

Houve diminuição da circunferência da cintura, com a maior redução vista no grupo do tratamento com cinco pontos, embora esta diferença não tenha sido observada quando a idade dos participantes foi considerada. As medidas de gordura corporal tomadas após 8 semanas também diminuíram, todavia somente no grupo do tratamento com cinco pontos.

Não houve diferenças significativas de pressão arterial entre os grupos. Os autores concluíram que ambas as abordagens, usando cinco pontos e um ponto, podem ajudar a tratar o sobrepeso, porém a abordagem que usam cinco pontos pode ser mais apropriada para abordar a gordura abdominal.

+ posts

Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira).

Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa

Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Professora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 23 de MARÇO de 2024- MATRICULE-SE HOJE