TURMA 2024 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE2024

A acupuntura pode amenizar a dor da síndrome do túnel do carpo 

A acupuntura pode aliviar a dor no punho, e pesquisadores rastrearam as alterações ocorridas no cérebro e no sistema nervoso que podem ajudar a explicar o porquê. 


Pesquisadores realizaram um estudo clínico, aonde se randomizaram 80 pessoas com síndrome do túnel do carpo leve ou moderada—dor causada pela compressão de nervo no punho—em um dentre três grupos.

O primeiro grupo recebeu acupuntura no punho e no tornozelo. O segundo grupo recebeu acupuntura somente no punho. E o terceiro grupo recebeu acupuntura simulada, com aplicação de agulhas “falsas” nas proximidades do punho afetado, para servir de placebo.

Usando imagens de Ressonância Magnética Funcional e testes de condução nervosa realizado antes e após os procedimentos, os pesquisadores mediram o efeito do tratamento por acupuntura sobre o cérebro e os nervos periféricos.

Todos os grupos alcançaram alívio da dor, porém os dois grupos tratados com acupuntura real mostraram melhoras fisiológicas mensuráveis nos centros da dor junto ao cérebro e nos nervos, as quais não foram observadas no grupo da simulação.

A melhora nas medidas cerebrais foi preditiva de alívio mais significativo da dor decorridos 3 meses dos testes—um efeito a longo prazo que não foi promovido pelo placebo.

O estudo está publicado na revista Brain. “O que é realmente interessante aqui é que avaliamos a acupuntura usando resultados objetivos”, comenta o autor principal, Vitaly Napadow, pesquisador da Harvard.

A acupuntura simulada foi satisfatória para aliviar a dor temporariamente, diz ele, contudo a acupuntura real produziu efeitos fisiológicos objetivos—e persistentes. “A acupuntura é uma intervenção segura, de baixo risco e com pouco efeito colateral”, continua ele. “É perfeita como abordagem de primeira linha e é algo que os pacientes devem considerar antes de experimentarem procedimentos mais invasivos, como a cirurgia”.

 

+ posts

Médico Fisiatra e Acupunturista, com Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Médico Coordenador e Colaborador do CEIMEC.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 23 de MARÇO de 2024- MATRICULE-SE HOJE