TURMA 2024 - PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MÉDICA - INÍCIO EM MARÇO DE2024

Alívio de crises de Enxaqueca com Acupuntura em um serviço de Emergência

A acupuntura é segura e eficaz para o alívio de dores de cabeça da enxaqueca. Os investigadores conduziram uma investigação randomizado controlado e determinado que a acupuntura reduz a frequência ea intensidade das enxaquecas. Os resultados foram confirmados através da comparação de um grupo de estudo da acupuntura real com um grupo de estudo acupuntura placebo.

Os pesquisadores da Universidade RMIT e Royal Melbourne Hospital concluem, “A acupuntura pode ser usada como profilaxia alternativa e segura para a enxaqueca freqüente. Nossa recomendação é que os praticantes tratem pacientes com enxaqueca duas vezes por semana, durante pelo menos oito semanas “.

A equipe de pesquisa fez várias descobertas importantes. Eles observam que o número total de dias com enxaqueca reduzida para os pacientes que receberam acupuntura real. Acupuntura real melhoria da qualidade de vida pontuação e produziu reduções significativas na necessidade de consumo de medicamentos para enxaqueca. Os pesquisadores observam “mais participantes do grupo RA (acupuntura real) usados ​​menos analgésicos como medicação de alívio do que no SA (acupuntura sham) grupo” no final do regime de tratamento. Acupuntura Sham não produziu os resultados dos pacientes positivos significativos como fez acupuntura real. O alívio da enxaqueca frequência e intensidade usando acupuntura verdadeira foi confirmado em uma investigação de acompanhamento três meses. Além disso, o grupo de acupuntura verdadeira tiveram melhoras significativas no limiar da dor pressão.

O número total de dias com enxaqueca significativamente reduzida no grupo da acupuntura real sobre e acima dos resultados no grupo de acupuntura placebo. Os pesquisadores aplicaram uma nova medida de resultados clínicos no que eles chamaram de “responder”. Este é um indivíduo cujo melhorias clínica foram, pelo menos, uma redução de 50% no número total de dias com uma enxaqueca. Tanto no final do período de tratamento de 20 semanas de acupuntura e em uma investigação de acompanhamento de três meses, o grupo de acupuntura de verdade tinha um número esmagadoramente significativo de respondedores quando comparado com o grupo de acupuntura placebo. Aproximadamente 73% de pacientes reais de acupuntura tiveram uma redução de 50% ou maior no número de dias com uma enxaqueca. O grupo acupuntura placebo teve uma redução de aproximadamente 29%. Além disso, o grupo de acupuntura verdadeira teve um início rápido de alívio da dor de ataques de enxaqueca do que o grupo sham acupuntura.

Os pesquisadores detalharam questões relativas à prestação de um protocolo de controle sham válido para o estudo. Eles relataram a preocupação de que algumas técnicas sham envolvem penetração da agulha da pele e, embora as agulhas não são colocados em pontos de acupuntura, eles ativam medula sistema de controle de portão que estimula a redução da dor nos segmentos de nervo espinhal pelo controle inibitório nocivo difuso. A equipe de pesquisa usaram uma técnica híbrida de combinar raso inserção agulha de acupuntura sham estimulação em pontos de acupuntura do corpo, enquanto a acupuntura sham couro cabeludo envolveu apenas a não-inserção de agulhas. As pesquisas comentar que o “procedimento parece ter sido bem sucedido neste estudo.”

Os pesquisadores observam, “O presente estudo mostrou que a acupuntura foi eficaz na redução dias de enxaqueca, bem como efetuando uma redução do consumo de medicamentos e melhora na qualidade de vida, quando comparados com acupuntura sham”. Eles acrescentam que os “resultados demonstraram que a acupuntura manual pode ser um instrumento eficaz e uma profilaxia seguro para os sofredores de enxaqueca freqüentes.” Os resultados positivos foram obtidos de pacientes utilizando um protocolo de tratamento semi-padronizado.

Os pacientes receberam um período de tratamento de 20 semanas de acupuntura. Inicialmente, os pacientes receberam acupuntura duas vezes por semana durante quatro semanas, seguidas de uma vez por semana durante mais quatro semanas. Em seguida, foi administrado uma vez acupuntura cada duas semanas durante quatro semanas adicionais. Finalmente, foi aplicado acupuntura uma vez por mês, durante dois meses. No total, os pacientes receberam dezesseis tratamentos de acupuntura.

Os pesquisadores elaboraram um protocolo em duas partes.

A primeira parte envolveu um conjunto de pontos de acupuntura obrigatórios a aplicar a todos os pacientes no grupo da acupuntura real. A segunda parte permitiu a adição de pontos de acupuntura suplementares com base em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) diagnósticos diferenciais. O número total de agulhas necessárias para estar na gama de nove a doze. Todos os participantes nos grupos de acupuntura sham reais e teve agulhas que eram 0,25 milímetros de diâmetro. Comprimento da agulha variaram entre trinta a quarenta milímetros. Foram utilizados a marca Hwato de agulhas, feitas na Suzhou Medical Instrument Factory (China).

Os pontos de acupuntura obrigatórios foram:

• Fengchi (GB20)

• Taiyang (Ex-HN5)

• Shuai Gu (GB8)

• Hegu (LI4)

Os pontos de acupuntura complementares foram:

• Baihui (DU20)

• Xingjian (LR2)

• Taichong (LR3)

• Taixi (KI3)

• Xuanzhong (GB39)

• Sanyinjiao (SP6)

• Shang Xing (DU23)

• Zusanli (ST36)

• Feng Long (ST40)

• Zhongwan (CV12)

• Yinlingquan (SP9)

• Xuehai (SP10)

• ponto Ashi

Seleções suplementares pontos foram com base nos seguintes padrões de diagnóstico diferencial dentro do sistema TCM: ascendente hiperatividade do yang do fígado, deficiência de qi e sangue, e estase de sangue. Para o grupo de acupuntura real, as agulhas foram inseridas transversalmente, obliquamente, ou perpendicularmente. A profundidade da inserção variou de dez a trinta milímetros. A sensação de qi foi induzida pela acupuntura manual. Tempo de retenção da agulha tinha vinte e cinco minutos com a adição de estimulação manual de agulha a cada dez minutos.

Os pesquisadores projetaram o estudo com modelos de controle cuidadoso e atenção aos critérios de inclusão e exclusão. Os investigadores documentaram protocolos de design para análises estatísticas, controles sham,  procedimentos randomizados, e que garantam a validade de protocolos clínicos. A inclusão de pontos de acupuntura obrigatórios combinados com pontos suplementares previstas tanto na padronização e personalização.

Os pesquisadores comentaram que permitindo escolhas ponto de acupuntura secundárias personalizadas com base em diagnósticos individuais é um reflexo mais preciso de um tratamento de acupuntura do que permitindo apenas um conjunto de pontos obrigatórios por paciente.

+ posts

Médico Fisiatra e Acupunturista, com Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Médico Coordenador e Colaborador do CEIMEC.

Compartilhe em suas redes sociais

Especialização em Acupuntura Médica

Reconhecida pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura 

Próxima turma em 23 de MARÇO de 2024- MATRICULE-SE HOJE