acupuntura beneficios
A acupuntura pode tratar a depressão?
agosto 10, 2017
china ceimec
Viagem à China – Setembro 2018
dezembro 1, 2017

Acupuntura para lombalgia

lombalgia mulher

 

Quase 8 em cada 10 pessoas terá lombalgia em algum momento da vida.

A lombalgia é um dos principais motivos que leva as pessoas a buscarem tratamento médico, além de ser o principal motivo que leva as pessoas a procurarem a acupuntura.

A boa notícia é que a lombalgia crônica é uma das condições para as quais as pesquisas sugerem que a acupuntura é efetiva como ferramenta de tratamento.

Uma recente revisão de 22 estudos sobre acupuntura mostrou que esta técnica proporcionou alívio a curto prazo para lombalgia crônica. Esse estudo demonstrou ainda que houver melhora mais significativa da dor em indivíduos submetidos à acupuntura, do que naqueles que receberam tratamento “falso”.

 

 

Entretanto, outros estudos constataram que, em comparação ao tratamento padrão, tanto a acupuntura real como a simulação foram mais efetivas. 

 

 

Segundo as diretrizes da American Pain Society e American College of Physicians, os médicos devem considerar a acupuntura como terapia alternativa para pacientes com lombalgia crônica que não melhora com o tratamento convencional.

 

Como a acupuntura parece ser útil para a lombalgia

acupuntura mao marcus yu bin pai

A acupuntura surgiu na China, há mais de 2.500 anos. Envolve a inserção de agulhas em certos pontos do corpo.

De acordo com a medicina chinesa tradicional, o corpo tem mais de 2.000 destes pontos, os quais são conectados por vias ou meridianos, criando um fluxo de energia chamado Qi. Diz-se que a estimulação desses pontos corrige o desequilíbrio do Qi e melhora o fluxo de energia. os profissionais acreditam que isto ajuda a aliviar a dor e melhora a saúde.

Considera-se que seus efeitos resultam da estimulação do sistema nervoso central. Isto pode deflagrar a liberação de substâncias químicas nos músculos, medula espinal e cérebro. Estas substâncias químicas alteram a experiência dolorosa ou produzem alterações corporais que promovem sensação de bem-estar.

Outas teorias sugerem que a acupuntura atua:

  • Acelerando a transmissão dos sinais eletromagnéticos. Isto pode iniciar o fluxo de substâncias químicas analgésicas, como as endorfinas, ou pode liberar células do sistema imune no corpo.

 

  • Deflagrando a liberação de opiáceos naturais, substâncias bioquímicas presentes no cérebro que podem diminuir a dor ou promover o sono.

 

  • Alterando a neuroquímica cerebral, por meio da modificação da liberação de neurotransmissores e neuro-hormônios. Os neurotransmissores estimulam ou inibem os impulsos nervosos. Os neuro-hormônios podem afetar a função ou a atividade de um órgão no corpo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *