Acupuntura no tratamento oncológico
Abril 28, 2018
acupuntura dor abdominal hong jin ai
Estudo: acupuntura para osteoartrite
Abril 28, 2018

Características dos pontos de acupuntura

Acupuntura – pontos e canais – características biofísicas

Foram os chineses antigos que descobriram e descreveram o sistema de influenciar ações internas do corpo através da estimulação de áreas localizadas externamente, o que chamamos de acupuntura, eles estavam principalmente interessados ​​no nível funcional do corpo.

Eles realizaram dissecções (como mencionado em muitos clássicos, como por exemplo o cap. 12 de Lingshu) e cuidadosamente mediram o tamanho, peso e localização dos órgãos internos, mas eles não deram muita atenção ao que os ocidentais chamavam de anatomia. Parece que eles estavam muito mais interessados em responder a questão de como o corpo funciona, do que com o que ele se parece.

No capítulo 10 do Lingshu os meridianos são descritos como invisíveis, correndo dentro do corpo. Invisível significa não ser visto por fora ou ser imaterial, puramente funcional.

Contrariamente a esta ideia de função pura, a base da medicina ocidental é formada pelo materialismo e reducionismo. É por isso que os estudiosos europeus rejeitaram e ridicularizaram a Medicina Chinesa sem se esforçar para compreendê-lo. Esta razão explica a finalidade de encontrar características fisicamente mensuráveis ​​e/ou descrições histológicas dos pontos de acupuntura e canais.

Muitos estudos foram realizados neste campo. Surpreendentemente resultaram em descobertas interessantes.

Os chineses antigos pareciam muito mais interessados em responder perguntas sobre como o corpo funciona, do que com o que ele se assemelha, contrariando as ideias ocidentais baseadas no materialismo e reducionismo.


Características biofísicas

Em 2012, um artigo muito interessante foi publicado em “Evidence Based Complementary and Alternative Medicine” com dados de vários estudos que traziam características biofísicas de pontos de acupuntura e meridianos. Os autores apresentaram as diferenças entre pontos de acupuntura e tecidos circundantes.


Característica acústica

  • Existe uma relação significativa entre os tons e canais.
  • Amplitude da onda sonora é significativamente maior em pontos de acupuntura do que pontos de não-acupuntura.
  • Frequência de microondas transmitidas em canais diferentes são diferentes. Além disso, frequência de microondas transmitidas ao longo dos canais em pacientes com câncer são diferentes de controle saudável.

 Características ópticas

  • Existem linhas ​​de radiação infravermelha que são detectadas semelhantes a meridianos descritos na antiga medicina chinesa.
  • Linhas de temperatura mais elevada são formadas após a acupuntura ao longo dos meridianos.

 Características térmicas

  • Meridianos e pontos de acupuntura têm altas propriedades biofísicas luminosas.

 Características magnéticas

  • Não há corrente circular relativamente estável de oscilação eletromagnética e química ao longo das vias de baixa resistência elétrica (meridianos?).

Circulação de isótopos nos meridianos

  • Existem canais de baixa ressonância hidráulica nos meridianos, que geram mais fluido nas linhas dos meridianos do que em tecidos circundantes.

Características elétricas

As características elétricas dos pontos de acupuntura vêm sendo estudados há muitos anos. As conclusões desses estudos não são específicas, e provavelmente estão relacionadas com metodologias diferentes usando vários eletrodos e propriedades da eletricidade. No entanto, algumas características dos pontos de acupuntura são descritas:

  • elevado potencial elétrico
  • alta condutância elétrica
  • alta capacitância elétrica
  • baixa impedância elétrica
  • baixa resistência elétrica

 Características histológicas

  • A maioria dos pontos de acupuntura localizados acima são agregados do tecido conjuntivo.
  • A maioria dos pontos estão localizados em locais de alta densidade de terminações nervosas livres.
  • Agregações de mucopolisacarídeos foram encontrados em pontos de acupuntura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *